Working together to ensure reliable, affordable and clean energy

World Energy Outlook 2013 - Executive Summary - Portuguese Version

World Energy Outlook 2013 - Executive Summary - Portuguese Version
Download publication


Edition: 2013
8 pages


Num mundo onde as discrepâncias nos preços da energia entre regiões têm um impacto na competitividade, quem são os potenciais vencedores e perdedores?

Imensas quantidades de petróleo serão necessárias para fazer face à procura crescente e ao declínio dos volumes nos campos de petróleo existentes. De onde provirá toda a quantidade requerida?

Que fatores poderão promover uma rápida convergência de preços do gás natural entre a Ásia, a Europa e a América do Norte e em que medida esses poderão afetar os mercados da energia?

Será o desenvolvimento da energia renovável autossustentável e suficiente para nos colocar no rumo certo para atingir os objetivos climáticos globais?

Que progressos têm sido registados no que diz respeito à diminuição progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis e ao aumento do acesso a serviços de energia modernos pelos povos mais pobres do mundo?

As respostas a estas e muitas outras perguntas encontram-se no WEO-2013, que apresenta as perspetivas de todas as fontes de energia, regiões e setores energéticos até 2035. O petróleo é analisado em pormenor: recursos, produção, procura, refinação e comércio internacional. A eficiência energética – fator preponderante do balanço energético mundial – é tratada da mesma forma que os combustíveis convencionais: as suas perspetivas e a sua contribuição são objeto de um capítulo específico. O relatório examina igualmente as perspetivas do setor energético brasileiro em detalhe, assim como as suas implicações no panorama mundial da energia.

Related Link: World Energy Outlook 2013 - Executive Summary